Mocotó Celebra 20 Anos do Dadinho de Tapioca com Chefs Famosos

Mocotó celebra os 20 anos do dadinho de tapioca com releituras de chefs renomados

Os dadinhos de tapioca, criados pelo chef Rodrigo Oliveira há 20 anos, estão em festa! Para comemorar este marco gastronômico nacional, o restaurante Mocotó oferece releituras criativas deste petisco que conquistou as mesas brasileiras. De 6 de outubro a 2 de novembro, os clientes poderão saborear quatro versões inovadoras dos dadinhos, elaboradas por chefs renomados, incluindo Albert Adriá, Helena Rizzo, Alessandra Montagne e Fred Caffarena.

As versões dos chefs convidados

Os dadinhos de tapioca estarão disponíveis nas duas unidades do Mocotó, na Vila Medeiros e na Vila Leopoldina, pela quantia de R$ 28,90 (porção com 4 unidades). Cada chef convidado escolheu três ingredientes emblemáticos de sua cozinha, que foram integrados à massa e ao molho dos dadinhos. As criações incluem:

  • Albert Adrià: Dadinho de chorizo de porco e queijo manchego, páprica e azeitona recheada.
  • Alessandra Montagne: Dadinho com trufa negra, queijo Comté, mel trufado agridoce e maionese de cebolinha.
  • Helena Rizzo: Dadinho de banana-da-terra, carne de sol confitada, tartare de carne de sol e conserva de pimenta biquinho no mel de cacau.
  • Fred Caffarena: Dadinho com faláfel de grão de bico, mutaba de couve-flor tostada com tahini e pimenta harissa.

Programa de lançamento

A cada semana, uma versão especial ficará disponível, iniciando com Albert Adrià (de 6 a 12 de outubro), seguido por Alessandra Montagne (de 13 a 19 de outubro), Helena Rizzo (de 20 a 26 de outubro) e finalizando com Fred Caffarena (de 27 de outubro a 2 de novembro).

O dadinho original

O famoso dadinho de tapioca nem sempre teve a forma que conhecemos hoje. A história começou em 2004, quando Rodrigo Oliveira, enquanto estudava gastronomia, recebeu de uma amiga a receita de um bolinho que, segundo ela, combinava perfeitamente com o espírito do restaurante Mocotó. A receita original continha tapioca, leite, queijo minas, ovos e manteiga, mas, ao tentar dar um toque pessoal ao prato, Rodrigo fez uma versão com queijo coalho e começou a servir no restaurante.

Após um incidente na cozinha, onde a massa ficou dura, Rodrigo teve a ideia de fritá-la em formato de tijolinho, inspirado na polenta. Com meses de testes, o dadinho de tapioca foi finalmente incorporado ao cardápio do Mocotó, com uma receita que leva apenas tapioca, leite, queijo coalho e uma pitada de pimenta-do-reino branca. O formato quadrado veio depois, para garantir maior crocância.

O molho especial

Para acompanhar, o restaurante disponibiliza um molho composto por três variedades de pimenta, vinagre de frutas, alho assado, um toque de cachaça e caramelo, que se tornou um verdadeiro sucesso. Hoje, o dadinho de tapioca é conhecido não apenas no Brasil, mas também em diversos países, como Coreia do Sul, Canadá e Austrália. A satisfação de Rodrigo aumentou ao saber que Albert Adrià serviu uma versão com trufas e ouriço em seu restaurante em Barcelona, o Enigma.

Informações de serviço

Vila Medeiros: Av. Nossa Sra. do Loreto, 1100 – Vila Medeiros; segunda a sexta, das 12h às 23h / sábado, das 11h30 às 23h / domingo e feriado, das 11h30 às 17h; telefone: (11) 2951-3056

Vila Leopoldina: Rua Aroaba, 333 – Vila Leopoldina; terça e quarta, das 12h às 16h / quinta, sexta e sábado, das 12h às 22h / domingo e feriado, das 12h às 16h; telefone: (11) 3294-4814

Rolar para cima