Cachoeiras, Trilhas e Contato com a Natureza em São Paulo
Frequentemente, São Paulo é vista apenas como uma metrópole repleta de pessoas, carros e construções. No entanto, há também oportunidades para um contato genuíno com a natureza preservada, oferecendo momentos inesquecíveis a poucos quilômetros do centro da cidade.
A apenas 50 quilômetros da Praça da Sé, encontra-se a Área de Preservação Ambiental (APA) da Reserva Ambiental Capivari-Monos. Criada em 2001, esta é a primeira unidade de conservação do tipo na cidade de São Paulo. A reserva está vinculada à subprefeitura de Parelheiros e Marsilac, abrangendo 251 quilômetros quadrados de rica Mata Atlântica, parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo. Ela desempenha um papel vital na preservação da vegetação nativa e das bacias hidrográficas, como Guarapiranga, Billings e Capivari-Monos.
A APA também assegura a proteção das nascentes do Rio Embu-Guaçu, o principal afluente da Represa Guarapiranga. Dentro da reserva, existem áreas de mata primária, que são trechos de floresta nativa não explorada, e matas secundárias, que são florestas replantadas após intervenções humanas, em diversos estágios de regeneração.
A reserva abriga duas aldeias indígenas da etnia Guarani: Morro da Saudade e Krucutu, que podem ser visitadas por meio de passeios guiados. Além disso, a presença de várias cachoeiras torna o ecoturismo ainda mais atrativo. Um circuito de quatro trilhas interligadas leva a cinco cachoeiras: Sagui, Oásis, Saltinho, Salto do Meio e Raios de Sol, todas com águas cristalinas, permitindo banhos e mergulhos.
A cachoeira do Sagui está localizada no Rio Capivari, que, segundo a SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), é o último grande rio limpo da cidade. Outro ponto interessante a ser visitado é a Cratera da Colônia, um patrimônio geológico resultante de um impacto meteórico há cerca de 20 milhões de anos. Essa cratera é considerada um patrimônio natural tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat).
Além disso, é possível visitar a Estação Ferroviária Evangelista de Souza, construída em 1935, que foi projetada para conectar o interior ao litoral. Devido à riqueza histórica e às belezas naturais, a Reserva Ambiental Capivari-Monos é um local que merece ser conhecido. É surpreendente observar a beleza de São Paulo sob diversas perspectivas, o que enriquece ainda mais a experiência na cidade.
Como Chegar
Para chegar à APA de carro, o principal acesso é pela Avenida Sadamu Inoue. A partir do centro de Parelheiros, é possível acessar a APA pela Estrada de Engenheiro Marsilac até o bairro de Engenheiro Marsilac, ou pela Estrada da Colônia até a Estrada da Barragem. Outras opções de acesso incluem Embu Guaçu, pelo distrito de Cipó, São Bernardo do Campo e pela Estrada do Rio Acima, uma via de terra bastante utilizada que liga a região da Barragem ao km 37 da Rodovia dos Imigrantes.
